Escola Aberta & Torneio de Robótica

No dia 10 de outubro de 2023 aconteceu a Escola Aberta e o VII Torneio de Robótica, na Etec APan, unidade POLO do projeto Robótica Paula Souza. O evento foi aberto ao público, no qual […]

16 de outubro de 2023 7:45 pm Destaque

No dia 10 de outubro de 2023 aconteceu a Escola Aberta e o VII Torneio de Robótica, na Etec APan, unidade POLO do projeto Robótica Paula Souza. O evento foi aberto ao público, no qual pais, parceiros, e amigos puderam prestigiar o evento.

Na escola aberta foi apresentado alguns projetos e workshop como:

• Mini Fábrica de Brigadeiro Gourmet;
  • Comunicando com Imagens;
  • Controle de Sistemas Utilizando CLP;
  • Workshop de Programação no Celular;
  • Sistemas Pneumáticos e seu Controle;
  • Instrumentação Industrial e Protocolo Hart;
  • Acionamentos de Máquinas Elétricas;
  • Eletrônica Analógica e de Potência;
  • Circuitos Digitais;
  • Células do Corpo Humano;
  • Processos Criativos;
  • Internacional Art Festival.

No Torneio de Robótica o desafio, é cada equipe deve construir um veículo autônomo seguidor de linha para solucionar problemas (percurso e dificuldade), utilizando a plataforma Arduino (ou similar). Devem ser adicionados motores, suporte de baterias, sensores, circuito controlador de motores e acessórios. Com muita imaginação e criatividade, a construção do carrinho deve se adequar o funcionamento em condições desafiadoras apresentadas com estratégia e controle adequado. Não é permitido o uso de kits comerciais para este desafio, o carrinho deverá ser fruto do trabalho dos alunos no que diz respeito a hardware e software. Lembrando que o Robô Sumô pode pesar até 3kg.

Durante os duelos, as equipes precisam demonstrar suas habilidades para controlar o carrinho, atacando e se defendendo do oponente, e com a ajuda da torcida, fica tudo muito mais divertido e através da observação, despertar a curiosidade e incentivar a participação dos demais alunos em um próximo torneio.

Cada grupo recebeu as medalhas, troféu, e os brindes do patrocinador Mamute Eletrônica.

Foi mais um sucesso nosso evento!

Confiram algumas fotos: