Quem somos

A Etec Armando Pannunzio surgiu em razão de convênio firmado entre o Centro Paula Souza e a Prefeitura Municipal de Sorocaba, assinado em 30 de março de 2010, pela Diretora Superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá e o então prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi.

O objeto deste convênio foi implantar a terceira Escola Técnica no município de Sorocaba, tendo como escopo principal a implantação do ensino técnico, possibilitando, desta forma, a formação técnica e a certificação à população do município e região, fomentando a empregabilidade, geração de renda e melhor desempenho no exercício do trabalho.

Inicialmente as atividades de ensino, começaram no 2º semestre de 2011, como extensão da ETEC Rubens de Faria e Souza, com os cursos de Automação Industrial e Instrumentação.

Em 28 de agosto de 2012, através do decreto nº 58340, do Governador do Estado de São Paulo, foi criada oficialmente a ETEC de Sorocaba (hoje, Armando Pannunzio), quando também ocorreu a mudança para o prédio próprio, onde funcionava anteriormente a Escola Estadual Josefa Rodrigues Maldonado, localizada no bairro da Parada do Alto, a Rua Costa Rica nº 60 e a nomeação do Sr. Luiz Alberto Agasi como Diretor pro tempore devido ao processo de instalação desta Unidade.

O prédio foi totalmente reformado e adequado para o ensino técnico, contando com 12 laboratórios, 6 salas de aula, mini auditório, biblioteca e salas para a administração.

No convênio, coube ao Centro Paula Souza, a responsabilidade de equipar os laboratórios e salas de aula e à Prefeitura de Sorocaba a reforma do prédio.

Em 02 de fevereiro de 2013, o Senhor Governador do Estado, procedeu à inauguração da ETEC, descerrando a placa oficial da escola. E em 05 de Janeiro de 2015, promulgou a Lei n° 15.648 que dá denominação à escola, passando a ser conhecida como ETEC Armando Pannunzio.

Em Junho deste mesmo ano, realizou-se o primeiro processo eletivo para a Direção da Escola, sendo designado, agora não mais pro tempore, mas sim como primeiro Diretor da Etec Armando Pannunzio, o Prof. Luiz Alberto Agasi.

Em Junho de 2019, novo processo eletivo para a Direção da Escola foi realizado e o professor Luiz Alberto Agasi reeleito para o mandato 2019-2023.

No entanto, em virtude do processo de PDI (Programa de Demissão Incentivado) do governo do Estado de São Paulo, o professor Luiz Alberto Agasi deixa a Direção da Escola em 01 de abril de 2022, sendo a Professora Ana Paula Ribas Oliveira, na época coordenadora pedagógica da escola e devidamente qualificada no processo de Qualificação para Diretores de Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, designada a partir de 04 de abril de 2022 como a nova Diretora da Etec Armando Pannunzio.

Em 2023, a gestão escolar passa a se preocupar com a melhoria da visibilidade da escola na comunidade de Sorocaba e região.

Assim, um grupo de professores e funcionários se voluntariou para desenvolverem o projeto “Divulga Etec” com o objetivo de melhorar a divulgação da escola na cidade.

Dentre os problemas levantados pela equipe de trabalho, o nome da escola passa a ser um grande obstáculo, visto que muitas pessoas confundem a escola com uma das principais avenidas da cidade, que tem o mesmo nome, fazendo com que muitos pensem que a localização da escola é na avenida Armando Pannunzio, bem como a necessidade de um novo site para a escola, mais moderno e com a funcionalidade necessária.

Sendo assim, a Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza foi procurada, para contribuir com orientações na melhoria desta divulgação da escola e, o apelido Etec APan é citado como uma possibilidade de diminuir a confusão e um novo site passa a ser construído.

Portanto, a partir de Abril de 2023, a escola pretende consolidar o apelido Etec APan em seu site e redes sociais, além da confecção de camisetas de uniformes novos, panfletos e muitas publicações em suas redes sociais.

Missão

Desde sua implantação, a Etec Armando Pannunzio assumiu uma ideologia central, uma premissa que norteia sua atuação, pautada nos valores que guiam sua conduta, desenvolvendo uma verdadeira “cultura escolar”. Uma cultura que define sua dinâmica organizacional na consolidação de um projeto compartilhado e que está expresso na sua visão, missão e valores institucionais. Portanto, toma como sua missão, garantir a oferta de ensino público de qualidade, pautado na gestão democrática e participativa, visando à inserção efetiva de profissionais técnicos, críticos e atuantes, nos diversos seguimentos da sociedade.

Visão

Ser reconhecida como uma Escola Técnica de excelência no mercado regional e nacional por formar profissionais de alta competência, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo dos itinerários formativos e do processo ensino aprendizagem.