LINHA DO TEMPO – CONQUISTAS DA ETEC APAN NESTE ÚLTIMO ANO

Há 1 ano, iniciou-se um novo capítulo na história da Etec APan. Foram implantadas algumas mudanças na gestão, e de fato a anterior era maravilhosa, porém, a mudança em um quadro administrativo é delicada, e […]

10 de abril de 2023 2:08 pm Destaque

Há 1 ano, iniciou-se um novo capítulo na história da Etec APan.

Foram implantadas algumas mudanças na gestão, e de fato a anterior era maravilhosa, porém, a mudança em um quadro administrativo é delicada, e esse acontecimento foi um divisor de águas no ano de 2022. Nessa matéria, citarei as principais mudanças em nossa Etec!

ABRIL DE 2022 – INICIA-SE UMA NOVA GESTÃO

Em 01/04, o Profº Luiz Alberto Agasi, Diretor por quase 10 anos, deixa a Direção por conta do PDI (Programa de Demissão Incentivada), e em seu lugar é designada a Profª Ana Paula Ribas Oliveira, antes Coordenadora Pedagógica, em 04/04.

MAIO DE 2022 – ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio é o canal direto de comunicação dos alunos com os professores, coordenação e comunidade escolar, em assuntos com finalidades educacionais, culturais, esportivas e sociais. Em 06/05 foi fundado o Grêmio Estudantil Vicent Van Gogh, os alunos escolheram esse nome para homenagear o artista, alegando que o mesmo nos deixou a mensagem para aproveitarmos, em plenitude, a beleza e profundidade da convivência nos relacionamentos da vida escolar. A obra que simboliza o nascimento do Grêmio é a “Amendoeira em flor”.

Em 18/05, foi designada para assumir a Coordenação Pedagógica Paula Fabiana da Silva Aguero,  antes Orientadora Educacional.

JUNHO DE 2022 – ÉPOCA DE FESTA

A festa junina é um evento tradicional nas escolas em geral, e a nossa, realizada em 11/06, teve um record de público! As salas se reuniram para comandar as barracas de comidas, brincadeiras e dançar coreografias temáticas.

A preparação, organização e montagem da festa foram feitas, pela primeira vez, pelos alunos, sem qualquer participação da Direção e dos Professores, o que fez com que eles colocassem em prática muito dos assuntos que aprendem teoricamente nas aulas.

As salas do Ensino Médio foram separadas por anos e os cursos Administração e Automação Industrial trabalharam em conjunto. Sendo assim, os 1º’s anos ficaram responsáveis pelas barracas de cachorro quente e cama elástica, os 2ºs pelos doces e correio elegante, e os 3º’s pelos pastéis e  prisão. Os alunos dos cursos modulares promoveram uma barraca de algodão doce com algumas brincadeiras típicas e a as turmas da parceira E.E. Lauro Sanchez trouxeram brindes para uma roleta.

Já a apresentação das danças foi feita pelos times Falcões, Polar, Panteras e Venons, onde cada grupo ficou com um tema, e uma coreografia de no máximo 7 minutos.

Fiz um vídeo para enviar para minha mãe, e ficou a coisa mais linda. Todos os alunos ensaiando na quadra, e vários outros no pátio movendo mesas e organizando o espaço. (…) Foi muito divertido, e estava muito cheio, pessoas ficaram assistindo as apresentações de fora da quadra, pois não cabia mais gente na parte de dentro”. (Lívia Salema, cursando 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso de Administração.)

Essa também foi a primeira Festa Junina em que a APM da escola recebeu doação dos refrigerantes para venda na festa, cujo lucro foi revertido em melhorias para os alunos.

Em 30/06 ocorreu o retorno da feira de TCC, com apresentações dos alunos dos cursos modulares que finalizavam naquele primeiro semestre.

Mais algumas mudanças de cargos:

Em 08/06, foi designada para assumir a Direção de Serviços Administrativa Aline Gaete Sewaybricker Camargo, antes Agente Técnico e Administrativo.

Em 11/06, Camila Mantovani Dias, que antes fazia parte do Projeto Biblioteca Aiva, inicou sua jornada de trabalho assumindo a Orientação e Apoio Educacional.

JULHO DE 2022

Neste mês, também foi implantada as vagas remanescentes por um processo simplificado para os cursos de nossa unidade. Esse era um recurso que sempre foi possível, porém nunca efetuado, até aquele momento.

AGOSTO DE 2022

Para que a instituição funcione e continue nos trazendo novidades e conquistas, é necessário muito ativismo e luta.

No dia 03/08 a equipe de gestão participou da quarta com o Prefeito, onde foram feitas diversas solicitações, que na época não sabíamos que seriam atendidas, mas torcíamos por isso.

Algumas das solicitações foram:

  • Segurança da escola – Ronda escolar feita 2x por dia.
  • Iluminação e poda das árvores na rua da unidade.
  • Sinalização de indicação da localização da Etec.
  • Mudança do nome da escola no letreiro dos ônibus que atendem a nossa unidade escolar.

E no dia 12 o 1º Torneio de Mini-Sumo de Robôs, realizado pelos alunos do Ensino Médio com a presença dos professores responsáveis pelo Projeto Robótica Paula Souza.

SETEMBRO DE 2022

Não só de trabalho vivem os trabalhadores! É importantíssimo momentos onde podemos nos conectar e aproveitar. A celebração dos 10 anos de Etec Apan (28/08/2022) foi realizada em um jantar no dia 07/09 com funcionários, docentes e familiares.

A APM é um recurso criado para arrecadação de verba para a Etec, e como qualquer instituição de doação, campanhas são feitas! Em setembro, ocorreu o retorno do Dia da Pizza.

Em 26/09, foi designada para assumir a Direção de Serviços Acadêmica Juliane Aparecida Glauser Lucas, antes Assessora Administrativa.

OUTUBRO DE 2022

Ninguém sabe como os colaboradores anseiam serem apreciados e valorizados, como os próprios colaboradores! Em Outubro ocorreu uma reunião pedagógica importantíssima, e o dia foi aproveitado para também ser realizado um café da manhã especial com parceria do supermercado SamsClub, em homenagem ao Dia dos Professores.

Em 26/10, foi realizado mais uma edição do Torneio de Robótica, assim retornando mais um evento de sucesso!

NOVEMBRO DE 2022

E a equipe administrativa ganha ainda mais “corpo” com a recomposição do cargo de Assessor Administrativo deixado pela Juliane, pois, Daniel Henrique Costa Pena passou a ser encontrado na Biblioteca, integrando a equipe, prestando atendimento aos alunos.

DEZEMBRO DE 2022

Em 01/12 aconteceu a Feira de TCC dos concluites do 2º semestre/2022.

Fim de semestre, fim de ano… Começo das festas! Em dezembro os alunos do ensino médio integrado participaram da colação de grau. Para os servidores e professores, também teve comemoração: na confraternização de final de ano vários membros compareceram e foi um momento muito gostoso.

Os preparativos para que 2023 começasse com o pé direito foram colocados em prática! A área da merenda foi reformada, e o telhado e cobertura da sala Maker foi construído atráves da verba PDDE Paulista (Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista).

JANEIRO DE 2023

Copa dos alunos foi reinaugurada, e é muito bem utilizada! Os alunos tem um lugar exclusivo para guardarem e lavarem suas marmitas, contendo uma geladeira, um marmiteiro e uma pia.

A sala de informática III também foi reinaugurada, disponibilizando mais um espaço para os  alunos utilizarem computadores e terem aulas especiais.

A partir de 2023, todos os aniversários são lembrados, como também todas as datas comemorativas, a gestão se preocupa para sempre lembrar e propor um dia ou momento diferente.

FEVEREIRO DE 2023

A gestão de um órgão público é onde tudo é pensado e planejado. E uma vez que essa ideia esteja concreta, ela chega ao operacional, que faz tudo acontecer! Todos os cargos e funções são extremamente necessários e fazem toda a diferença.

Sendo assim, o ano letivo de 2023 começou com nova coordenação de curso Administração Integrado ao Ensino Médio (Profª Gisele Castanharo), Coordenação de Recursos Humanos e Administração modular (Profº  Fábio Rocha) e novo responsável pelos Laboratórios de Informática (Profº Wendell).

Para o bom funcionamento da escola, e do aprendizado dos alunos, iniciaram as reformas das salas administrativas,  construção da Sala Maker, pintura da fachada do prédio e manutenção do telhado da unidade.

Se não fosse a luta da gestão, a Sala Maker seria realizada fazendo uma divisão na Biblioteca, perdendo assim um grande espaço de convivência dos alunos. Porém o olhar humano é necessário, para que possamos ver o que de fato importa e impacta na vivência dos trabalhadores e dos alunos.

Após a aprovação da reforma da escola, ocorreu uma consulta com toda a equipe, sugerindo uma troca da Sala dos Professores e Coordenação de Cursos para as salas onde funcionavam antigamente a Direção e Direção Administrativa.

Essa proposta surgiu a fim de manter os professores mais próximos dos banheiros, e da copa dos colaboradores, além de a Direção Administrativa estar alocada em um espaço maior, tendo em vista a contratação de mais um funcionário para está área. A votação foi a favor, e agora, com a reforma quase no final, é possível visualizar que com essa distribuição das salas, o ambiente se tornou mais acolhedor e confortável.

Neste mês, iniciou-se o projeto “Divulgação da Etec”, com funcionários e professores interessados em fazer a unidade ser conhecida em nossa cidade, pois apesar dos 10 anos de existência da mesma, muitas pessoas não sabem que existimos e confundem a localização da escola por conta do nome da avenida Armando Pannunzio.

MARÇO DE 2023

Com a implantação do projeto de divulgação, e ideias de reconhecimento da unidade por parte da equipe do projeto, a gestão entra em contato com a AssCom, Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza, e surge a ideia da unidade ser chamada pelo apelido “Etec APan”. Além disso, conseguimos que o nosso site fosse desenvolvido com suporte da AssCom, ficando assim padronizado e muito mais funcional.

ABRIL  DE 2023

A partir deste mês, as redes sociais foram alteradas para @etecapan, além da inauguração oficial do nosso novo site www.etecapan.cps.sp.gov.br e utilização dessa novo apelido em nossas divulgações.

Esta nova equipe de gestão sempre prezou por uma gestão democrática e pela integração harmoniosa e efetiva entre todos funcionários, professores, alunos e terceirizados.

Matéria escrita pela aluna Ana Laura da Silva de Paula Vieira – 2º Módulo do Curso Técnico em Recursos Humanos.

Compartilhe


Veja também