Palestra: Água – Recursos Hídricos – Disponibilidade X Uso Consciente

No dia 23 de março de 2023, aconteceu a palestra “Água – Recursos Hídricos – Disponibilidade X Uso Consciente em comemoração ao dia da mundial da água, ministrada pelo Geólogo Valteir Vieira Marques, Mestre em […]

30 de março de 2023 11:21 am Destaque

No dia 23 de março de 2023, aconteceu a palestra “Água – Recursos Hídricos – Disponibilidade X Uso Consciente em comemoração ao dia da mundial da água, ministrada pelo Geólogo Valteir Vieira Marques, Mestre em Ciências Ambientais, com os alunos do segundo ano em Administração e Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio.

Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade. Essa impressão se dá porque vemos água por todos os lados, seja na chuva, nos rios, lagos, mares, represas, piscinas etc. Realmente, a maior parte da superfície do nosso planeta, cerca de 70%, é ocupada por água.  Porém, desses 70%, apenas 2,5% é constituído por água doce (esse é o tipo que é tratado e destinado ao nosso consumo), o restante é água salgada, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera.

Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.