Semana Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921) Educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Freire entrou para a Universidade do Recife em 1943 para cursar a Faculdade de Direito, mas também se dedicou aos estudos de […]

5 de maio de 2023 4:45 pm Destaque

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921)

Educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial.

Freire entrou para a Universidade do Recife em 1943 para cursar a Faculdade de Direito, mas também se dedicou aos estudos de Letras e filosofia da linguagem.

Em 1946, foi indicado ao cargo de diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco, onde iniciou o trabalho com analfabetos pobres.

Em 1961, tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife. No mesmo ano, o governo brasileiro (sob o presidente João Goulart) aprovou seu Plano Nacional de Alfabetização.

Em 1964 foi encarcerado como traidor por 70 dias e foi exilado na Bolívia e no Chile. Também passou pelos E.U.A. e França.

Em 1967, durante o exílio chileno, publicou no Brasil seu primeiro livro, Educação como Prática da Liberdade.

De volta ao Brasil, deu aulas na PUC-SP e na Unicamp.

De 1988 a 1991, foi secretário municipal de Educação na gestão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo.

Em 1991 foi fundado em São Paulo o Instituto Paulo Freire.

Morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias.

Foi o brasileiro mais homenageado da história.

Em 13 de abril de 2012, foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

Maio é o mês em que a escola organiza uma programação especial em homenagem a Paulo Freire, que sempre propôs uma reflexão sobre um ensino participativo em que tanto o aluno quanto o professor trocam conhecimento, tornando o ambiente escolar um lugar de diálogo e aprendizado mútuo.

O patrono da educação brasileira será lembrado por meio de algumas atividades diferenciadas em que os alunos são protagonistas do próprio conhecimento.

Confira a programação que aconteceu nesta semana:

Dia 02 de maio

Período da manhã aconteceu a contagem das tampinhas promovida pela parceria da Flextronics com a ONG “Galera Empresto”, e leites que foram doados à instituição Humberto de Campos.

Período da tarde teve as apresentações musicais das equipes da gincana com o Talent Day. Apresentações com instrumentos de sopro, cordas e canto. Foi um show de talentos!

Dia 03 de maio

Período da manhã aconteceu batalha de rimas, que é uma modalidade do hip-hop que consiste em um duelo, onde acontecem rimas improvisadas sobre os mais diversos assuntos.

Período da tarde aconteceu uma oficina de DJ’s, onde os alunos receberam os DJ’s @rikkmusic_ e Cavallierimusic.

Dia 04 de maio

Período da manhã aconteceu a oficina de xadrez com o Jonathan Martur, Nutricionista e Professor de Educação Física. Sucesso!

Período da manhã também aconteceu as brincadeiras de criança aplicadas pelos alunos do 1º Mtec em Adm para todas as turmas.

Foram Jogos de tabuleiro (Quem sou?; Mímica; Jogo da mesada; Quest; Perfil e outros).

Oficinas de origami e slime.

Jogos de rua: Amarelinha; Mãe-da-rua; Pega-pega; Pula corda, Taco e outros.

Dia 05 de maio

Para encerrar a semana, no período da manhã aconteceu um Workshop de Teatro Musical com Elton Cunha. Trabalhou as etapas: Aquecimento corporal; Aquecimento vocal; Reconhecimento da música e Coreografia. Os alunos aproveitaram muito!

Período da tarde, para encerrar as atividades, aconteceu Sessão Cinema – CineAPan em seis salas de aula. Com os filmes:

  • A Onda;
  • Busca Implacável;
  • A família Belier;
  • O milagre da Cela 7;
  • Escritores da Liberdade;
  • Divertidamente.

Parabéns a todos os envolvidos!!!

A Semana Paulo Freire foi show. Os alunos amaram!!!!

Compartilhe


Veja também