Vagas Remanescentes Curso Técnico em Administração – 1º módulo

EDITAL n.º 04, de 04 de agosto de 2023. A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ARMANDO PANNUNZIO, município de Sorocaba, atendendo o disposto no § 3.º do Artigo 72 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do […]

8 de agosto de 2023 2:29 pm Destaque, Manchete

EDITAL n.º 04, de 04 de agosto de 2023.

A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ARMANDO PANNUNZIO, município de Sorocaba, atendendo o disposto no § 3.º do Artigo 72 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, torna pública a abertura do Processo Especial de Seleção de Candidatos para preenchimento de vagas remanescentes do Curso Técnico em Administração, para o 1º módulo, no 2º semestre de 2023.

I – Das Disposições Preliminares

1.As vagas a que diz respeito este processo de seleção de candidatos serão para completar o total de vagas ofertadas para esta turma no processo seletivo de Vestibulinho 2º semestre/2023.

2. O processo de classificação de candidatos para as vagas remanescentes será realizado por avaliação teórica.

3. A avaliação terá caráter classificatório.

II – Das Inscrições

1. As inscrições deverão ser efetuadas pelo candidato, no período de 08 a 11/08/2023, através do formulário eletrônico Forms pelo link:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=xWS-6vVodkqDAZV3pnnkSX93VudMzgNMrOygAHEcAzNUMjU3TkM3VTBJV1Q3VFJYRzJaVlZPTzJJTC4u

1.1. O preenchimento da Ficha de Inscrição eletrônica (Forms) é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 anos. Desta forma, para realizar a inscrição o candidato deverá cumprir todas as etapas da ficha eletrônica, conforme procedimentos a seguir:

a) Fornecer os seus dados pessoais;

b) Indicar o seu próprio número de CPF. O candidato que ainda não possui CPF deverá consultar o site receita.fazenda.gov.br, onde constam informações de como obtê-lo, para poder realizar a sua inscrição;

c) Responder ao item referente ao Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”). Apenas as respostas dos candidatos inscritos para o 1º módulo do Curso do Ensino Técnico (presencial) serão consideradas para fins de pontuação acrescida.;

d) Conferir todos os dados fornecidos na Ficha de Inscrição eletrônica e confirmar as informações;

III – Do Processo de Avaliação

1. O processo será realizado em uma etapa de caráter classificatório, conforme segue:

a) Avaliação, por meio de prova teórica objetiva que será realizada 14/08/2023 às 19h00min, com duração de 3 horas, na Etec Armando Pannunzio;

b) O Exame do Processo Seletivo-Vestibulinho para o 1º módulo para o Curso do Ensino Técnico em Administração (presencial), será constituído de uma prova com 40 (quarenta) questões-teste, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E) das quais apenas uma é correta.

c) A prova avaliará as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens (Português), de Matemática, de Ciências Humanas (Geografia e História) e de Ciências da Natureza.

Contemplará também valores e ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza. Ou seja, se foram adquiridos valores e atitudes para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho, aplicando ações de intervenção solidária na realidade. As questões demandam as seguintes competências e habilidades do candidato:

 1. C1 – interpretar diferentes tipos de textos como crônicas, poesias, charges, tabelas, gráficos, mapas, imagens e outras formas de representação;

2. C2 – aplicar conhecimentos desenvolvidos no ensino fundamental para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;

3. C3 – analisar criticamente argumentos apresentados nas questões;

4. C4 – reconhecer e relacionar diferentes formas de linguagens, abordagens e técnicas de comunicação e expressão;

5. C5 – avaliar ações e resoluções de acordo com critérios estabelecidos.

e) Cada questão possui o valor de 1 (um) ponto.

2. Critério de Seleção e Classificação dos Candidatos

a) A nota final de classificação no exame do Vestibulinho para o 1º módulo para o Curso do Ensino Técnico em Administração (presencial) será obtida pelo total de questões acertadas. Cada questão possui o valor de 1 (um) ponto.

b) Para os candidatos do 1º módulo do Curso do Ensino Técnico em Administração (presencial) que utilizarem o Sistema de Pontuação Acrescida, sua nota final será obtida pela seguinte fórmula NF = N (1 + A + P), em que:

 NF = nota final;

N = total de pontos da prova;

A (valor 3%) = para o candidato que se declarar afrodescendente

P (valor 10%) = para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.

c) Não haverá, em hipótese alguma, revisão nem vistas de provas.

d) Na hipótese de anulação de alguma questão-teste, será atribuído ponto a todos os candidatos que realizarem a prova. ↔ Ocorrendo empate, terá preferência o candidato que atender às condições abaixo relacionadas, que se constituem nos critérios adotados para desempate, em ordem de preferência, pelo maior número de acertos das competências e habilidades exigidas na prova:

1. C1 – interpretar diferentes tipos de textos como crônicas, poesias, charges, tabelas, gráficos, mapas, imagens e outras formas de representação;

2. C2 – aplicar conhecimentos desenvolvidos no ensino fundamental para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;

3. C3 – analisar criticamente argumentos apresentados nas questões;

4. C4 – reconhecer e relacionar diferentes formas de linguagens, abordagens e técnicas de comunicação e expressão;

5. C5 – avaliar ações e resoluções de acordo com critérios estabelecidos;

6. Tiver maior idade;

7. Por sorteio.

8. O resultado da classificação dos candidatos e a convocação para matrícula será divulgado no dia 17/08/23, a partir das 9h.

IV – Da Convocação para a Matrícula

1. O número de vagas para efeito desta seleção especial será resultado do número de vagas disponíveis para completar o total de vagas ofertadas para esta turma no processo seletivo de Vestibulinho 2º semestre/2023.

1.1. Após a divulgação da classificação, os candidatos serão convocados por ordem de classificação, de acordo com vagas disponíveis e poderão solicitar a sua matrícula.

1.2. O candidato convocado para matrícula deverá efetivá-la no período previsto para tal e o não comparecimento no prazo implicará perda da vaga.

1.3. Para efetuar a matrícula deverá comparecer à Etec munido dos seguintes documentos:

a) Requerimento próprio fornecido pela Escola, completamente preenchido

b) RG (original e cópia)

c) CPF (original e cópia)

d) Histórico escolar de ensino médio ou declaração de conclusão (original e cópia) ou declaração de matrícula original (Se estiver cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio)

e) Histórico Escolar do Ensino Fundamental (original e cópia), ou Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental, contendo o detalhamento das séries cursadas, para comprovação de escolaridade pública.

f) 1 Foto 3×4 recente

2. A matrícula será efetuada nos dias 17 e 18/08/2023 das 9h às 12h, das 13h às 17h ou das 19h às 21h.

3. Todas as convocações, avisos e resultados referentes à realização deste processo serão publicados no mural físico da Etec Armando Pannunzio, conforme as datas previstas neste edital, sendo de inteira responsabilidade do candidato maior ou do seu representante legal, se menor, o seu acompanhamento, não sendo aceita qualquer alegação de desconhecimento.

V – Sobre o Prazo de Validade da Avaliação

1. Os resultados da avaliação e classificação será válido somente para este processo referente ao 2º semestre/2023.

2. A convocação será feita por e-mail ou telefone.

VI – Disposições Finais

1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Responsável pelo Processo de Seleção de Alunos para o Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos Técnicos, ouvido o Diretor da Etec.

Compartilhe


Veja também