Visita Técnica – Porto de Santos

No dia 27 de outubro de 2023, aconteceu a visita técnica ao Porto de Santos com os alunos do terceiro ano em Administração e Automação Industrial Integral ao Ensino Médio, acompanhados pelos coordenadores de curso […]

13 de novembro de 2023 3:43 pm Destaque

No dia 27 de outubro de 2023, aconteceu a visita técnica ao Porto de Santos com os alunos do terceiro ano em Administração e Automação Industrial Integral ao Ensino Médio, acompanhados pelos coordenadores de curso do Ensino Médio Profª Gisele Castanharo e Rodrigo Watanabe.

O Porto de Santos iniciou suas atividades no início do século XVI, operando com estruturas rudimentares até o fim do século XIX, quando houve a concessão do Porto a investidores privados. A Companhia Docas de Santos (CDS), fundada em 1890 e detentora da concessão, construiu e inaugurou em 1892 os primeiros 260 metros de cais, criando assim o primeiro Porto Organizado do Brasil. De lá para cá, o Porto de Santos conquistou um lugar de destaque na economia do país e tornou-se o maior porto da América Latina.

Nas últimas décadas, o Porto registrou grandes ampliações, modernizou suas instalações e incorporou novas tecnologias, operando com terminais especializados para contêineres, carga geral, granéis sólidos e líquidos. Consolidou-se, assim, como o maior complexo portuário do País, quebrando recordes consecutivos de movimentação de carga e figurando recorrentemente entre os maiores portos do mundo.

O Porto de Santos está localizado estrategicamente, a 70 km do maior centro produtor e consumidor da América Latina, São Paulo, e se conecta a uma ampla rede de infraestrutura de transportes que viabiliza a movimentação anual de milhões de toneladas de bens e mercadorias (em 2019 foram 134 milhões de toneladas).

Além do Porto, os alunos também puderam realizar o passeio de Escuna pela Baía de Santos, que mostra uma vista privilegiada e curiosa da cidade. As paisagens são inesquecíveis: barcos de pesca, transatlânticos, navios de carga e a riqueza ambiental misturam-se com o pano de fundo formado por centenas de edifícios, entre eles vários patrimônios históricos e os famosos prédios tortos.
O passeio também proporcionou aos alunos, mergulho em alto-mar e roteiro pelo canal do Porto, o maior e mais importante da América Latina.

Os alunos também, tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Pelé. Instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), o Museu apresenta a incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol. No local, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do ‘Atleta do século XX’. Nos 4.134m² do museu, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé.

Além da visita no Monte Serrat, quatro minutos de pura emoção, subindo de bondinho os 147 metros da encosta do Monte Serrat rumo ao topo, onde estão o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, construído há mais de 400 anos. 

Os alunos aproveitaram muito o passeio, confiram algumas fotos:

Compartilhe


Veja também